Nota fiscal: Porque o consumidor deve solicitar nas suas compras?

Luan SantosNota Fiscal

nota fiscal

Porque o consumidor deve solicitar nota fiscal nas suas compras

O direito do consumidor é algo que deve ser observado atentamente tanto pelo próprio consumidor quanto pelos estabelecimentos comerciais que o atendem. Uma empresa que cuide de seu cliente, dando valor aos seus direitos, é uma empresa que está seguramente dentro da lei e também que sempre será lembrada pelo cliente como um local confiável.

Para garantir esses direitos, a nota fiscal é essencial. A NF é um documento que conta com informações importantes, como a descrição do produto, o valor pago, a data de emissão e, inclusive, os impostos referentes ao produto.

Com isso, o consumidor pode contar com a garantia do produto, tem seus direitos garantidos na hora de reclamar de algum defeito, tanto na loja quanto em Órgãos de Defesa ao Consumidor, e também pode comprovar que o item é seu, inclusive no caso de o produto ser roubado e consumidor buscar reavê-lo.

De olho no imposto

Além da garantia e da comprovação de posse do produto, outra importância da nota fiscal é que, desde 2014, o consumidor pode ver quanto do que ele pagou pelo produto constitui em impostos, com isso o cidadão sabe exatamente quanto do seu dinheiro vai para os cofres públicos, e tem o direito de reclamar uma atenção de qualidade.

O dever de entregar a nota fiscal

Todo estabelecimento comercial no Brasil tem o dever de oferecer a nota fiscal para o seu consumidor. Seja qual for o valor do produto, desde uma pilha até uma geladeira, a Lei brasileira exige a entrega da nota, e o não cumprimento desta lei incorre em crime tributário.

A nota fiscal eletrônica e o dinheiro de volta

Nos últimos anos, vários estados brasileiros, como Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, implantaram um sistema de devolver ao consumidor parte do valor dos impostos que ele paga. Essa devolução acontece através da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). O cliente deve acessar o site referente ao seu estado (no caso do Paraná, o site é www.notaparana.pr.gov.br) e fazer um cadastro. Assim, cada vez que registrar seu CPF na nota, ele receberá um crédito que ficará disponível para a sua conta. Esse crédito pode ser transferido para uma conta bancária ou convertido para pagar IPTU ou colocar créditos no celular.

 

Para saber mais sobre a Nota Paraná, acesse: http://sischef.com/nota-parana-cpf-na-nota-e-dinheiro-de-volta/

Nota fiscal: Porque o consumidor deve solicitar nas suas compras? was last modified: maio 21st, 2018 by Luan Santos