O que não pode faltar na sua loja de conveniência

stefani kufnerConveniência, Dicas, Estoque0 Comments

loja de conveniência

Uma loja de conveniência, já sugere pelo seu ambiente que é preciso encontrar itens que facilitem a vida de seu consumidor, que ajude na questão de praticidade e na solução de problemas.

Dessa forma trazendo proximidade e rapidez ao seu consumidor, podemos entender mais facilmente o motivo pelo qual o mix de produtos é tão importante.

Somente escolhendo bem os produtos você conquistará mais clientes e conseguirá fideliza-los. Continue a leitura desse artigo que contem 4 quesitos básicos para ter melhores resultados na sua loja de conveniência.

Conheça seu público alvo

Para conhecer seu público alvo será necessário fazer uma pesquisa de mercado, e assim entender melhor os gostos e rotinas de seus possíveis clientes. Portanto essa pesquisa pode ser feita pela internet ou órgãos responsáveis como o IBGE. No dia a dia a pesquisa de campo pode ser feita através de uma conversa com pessoas próximas de sua loja de conveniência, que podem vir a ser seus clientes.

É de fundamental importância que você ao ter uma loja de conveniência ou abrindo uma, frequente algumas conveniências concorrentes, consuma alguns produtos e entenda quem são os consumidores.

O consumidor típico de lojas de conveniência sabe que ali não encontrará a mesma variedade de produtos de um supermercado, por exemplo, mas espera ter o básico para atender as necessidades momentâneas.

Se a conveniência for localizada em um posto de gasolina, de fato, os clientes são donos de carros, o que já pode significar que possuem um rendimento mediano, mas não apenas eles. Podem ainda ser clientes vizinhos próximos que precisam de produtos de emergência, crianças e adultos.

Algumas lojas de conveniência viram ainda point de encontro de passantes pelo fato de oferecer lanches e poder ser também um linha de pensamento para os propensos investidores.

Produtos para sua loja de conveniência

Vamos falar por grupos de produtos, pois o mix de produtos é muito grande para falarmos um por um. E assim lhe daremos bons exemplos que são essenciais para sua loja de conveniência.

Dividido em quatro grupos para que entenda melhor o que vai ser colocado e sua total importância. Iremos falar de cada um para que você entenda e observe:

Produtos de rotina

Esses produtos não podem faltar em sua loja de conveniência. Por mais que o motivo chave do cliente ir a sua conveniência não seja esse produto, quando ele já está em sua loja de conveniência acaba comprando também. Aqui um bom exemplo são os produtos de higiene pessoal e produtos básicos de cozinha, que fazem parte dos produtos essências no dia a dia das pessoas.

Produtos sazonais

Algumas épocas do ano são impulsionadas por alguns produtos. Por exemplo na época da páscoa as pessoas procuram os famosos ovos de chocolate. Não estão presentes o ano inteiro, mas é muito importante que estejam na época certa.

Produtos de destino

São produtos que fazem com que as pessoas entrem em uma loja de conveniência. Estamos falando de bebidas, refrigerantes, sanduíches, carvão, gelo entre outro que podem ser atrativos.

Aqueles que as pessoas querem e não encontram em qualquer lugar. São comuns para aquela reunião de amigos, ou aquele churrasco. Também é comum que as pessoas que estejam indo para balada parem em lojas de conveniência por causa deles.

Produtos de conveniência

Produtos comprados por impulso. A pessoa vai até a loja para comprar outra coisa, mas ao ver esse grupo de produtos acaba levando-o sem exitar.

Estes são os produtos que chamam a atenção de qualquer um, principalmente das crianças, então vale lembrar de deixá-los em local estratégico. Normalmente são produtos mais em conta como chocolates, balas, pirulitos, salgadinhos, batatas chips e outros.

Arrumando os produtos

Como os consumidores não entram nas lojas de conveniência para permanecer muito tempo, é preciso encontrar formas de fazer com que ele se sinta motivado a comprar, isto é, criar uma arrumação melhor dos produtos, para favorecer a compra por impulso.

Uma boa arrumação pode implicar na sua lista de compras, fazendo que compre realmente o que é necessário para seu estoque.

Na entrada seria fundamental manter os produtos sazonais. E já próximo ao caixa precisam estar os produtos comprados por impulso. No meio poderiam vir os produtos de rotina e ao fundo da loja fazendo o cliente passar por toda a loja de conveniência até achá-lo poderiam vir os produtos de destino.

Trabalhando essa organização irá estimular a compra de seus produtos e dará uma boa diferença no caixa ao fim do mês.

Fornecedores

Essa é outra etapa que necessita de muita atenção, confira todas as opções antes de ficar empolgado com o valor mais em conta, se preocupe com qualidade. Também preste atenção à forma de pagamento e a credibilidade da empresa.

Tomando esses cuidados e comprando produtos que tenham qualidade, sua loja de conveniência terá grandes possibilidades e sucesso. Além disso vale lembrar que de nada adianta produtos de excelente qualidade se você não se esforçar para ter um ótimo atendimento para fidelizar o seu cliente.

Concluindo

Como vimos não basta ter apenas bons produtos e sim oferecer um bom atendimento e serviço. Portanto invista em qualificação de funcionários e na qualidade de serviços da sua loja de conveniência num todo.

Buscando sempre a fidelização da sua clientela, assim sua conveniência só irá crescer e expandir. Perante ao que vimos uma loja de conveniência que pretende ter sucesso precisa estar pronta para entender todo tipo de demanda e antecipar as necessidades de seus clientes.

Leia Também:

  • Loja de conveniência: obtenha sucesso com 7 dicas
  • Controle de estoque: a real importância para seu supermercado
  • 6 vantagens de utilizar um sistema para supermercados

O que não pode faltar na sua loja de conveniência was last modified: janeiro 25th, 2019 by stefani kufner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *