Loja de conveniência: obtenha sucesso com 7 dicas

stefani kufnerConveniência, Dicas0 Comments

loja de conveniência

Atualmente esse mercado corresponde por 16% das vendas no varejo, e faz toda a diferença saber como abrir a sua loja de conveniência. Esse número ainda está abaixo da margem mundial que é de 22% segundo o jornal Valor Econômico.

De 2016 para cá esse mercado só vem crescendo e faturando cada vez mais, segundo pesquisas do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) as conveniências elevam em 20% as vendas nos postos de combustíveis. A tendência é levar cada vez mais serviços aos postos para que eles se tornem postos de serviços.

Não podemos nos prender que apenas postos de combustíveis devem ter conveniências, e sim abrir a cabeça, para esse mercado que está cada vez maior. Prossiga nesse artigo que vamos lhe dar algumas dicas e tendências para a abertura da sua loja de conveniência.

Tendência e oportunidades

No Brasil, cada loja de conveniência recebe em média 300 clientes por dia, e tem faturamento médio de R$ 100,00 mil por mês. Uma das principais oportunidades para as lojas de conveniência estão relacionadas com seu faturamento em horários diferenciados.

Um modelo pouco visto principalmente em cidades mais afastadas dos grandes centros, é a incorporação em outros estabelecimentos de modelo de negócio (co-branding), como restaurantes e pizzarias. Essas características proporcionam um diferencial aos clientes, que podem usufruir desse serviço conforme sua agenda pessoal.

Parcerias com os fornecedores é fundamental e proporciona ganhos em relação às grandes campanhas de marketing para você fazer. E caso haja uma possível concorrência se você possui uma boa relação com seus fornecedores, poderá oferecer um preço diferenciado ao seus clientes.

Planejamento

Você pode tanto começar do zero como adquirir uma franquia. Qualquer um dos dois, vai exigir um investimento inicial, mas as franquias podem ser mais fáceis de se lidar em termos de marketing, propaganda e outras tarefas de preparação.

Uma das principais dúvidas dos empreendedores é quanto realmente irá custar para abrir sua loja de conveniência, conforme a Zanotti Refrigeração, o investimento fica por volta de R$ 90,00 mil, esse valor incluindo instalação, reforma do espaço, documentação e equipamentos.

Tenha em mente lugares estratégicos para montar sua loja de conveniência, como:

  • Ruas e avenidas movimentadas;
  • Postos de combustíveis 24 horas;
  • Hotéis e Pousadas.

O seu cliente irá utilizar a loja de conveniência por comodidade e emergências, não se importando com o fato de pagar preços um pouco mais elevados. Pode se concluir que com um bom planejamento e trabalhando uma boa imagem, o lucro é certo.

Equipamentos

Entre os equipamentos para sua loja de conveniência estão todos os que vão ajudar você não só a expor os seus produtos, mas também os que permitem executar serviços e a administração do seu negócio.

Antes de sair comprando um monte de equipamentos que podem vir a ser desnecessários, pare e defina os serviços que irá prestar.

No geral você irá precisar de:

  • Gôndolas;
  • Prateleiras;
  • Congelador;
  • Geladeira;
  • Micro-ondas;
  • Cafeteira;
  • Chapa;
  • Computador e caixa;
  • Mesas e cadeiras;
  • Balcão de atendimento para comidas e salgados;
  • Balcão para o caixa;
  • Sistema de gestão.

Segurança

Um ponto que necessita da sua atenção é a segurança, por ser um empreendimento em crescimento vem sendo muito visado, e infelizmente atrai olhares de assaltantes e de pessoas mal intencionadas. Para sua segurança e de seus colaboradores é fundamental que você invista em um sistema de segurança.

Não necessariamente você precise contratar seguranças que fiquem em seus estabelecimentos 24 horas. Você deve contratar uma empresa de segurança para que faça avaliação de sua loja de conveniência e lhe dê a melhor alternativa. O que não pode fazer é deixar de cuidar desse aspecto, já que isso seria um verdadeiro risco para o seu negócio.

Produtos para uma loja de conveniência

Saber escolher será o ponto chave de seu empreendimento, que pode fazer você se destacar ou ficar muito comum. E para acertar você precisa conhecer e entender seu consumidor.

Existem quatro grupos de produtos para uma loja de conveniência:

  1. Produtos de rotina: São produtos do dia a dia, que não podem faltar de jeito maneira. Mesmo que o cliente não entre com a intenção deste produto, pela necessidade ele acaba levando. Um bom exemplo são produtos de higiene pessoal.
  2. Produtos sazonais: Produtos que estão em evidência em uma específica época do ano. Um bom exemplo aqui é o ovo de Páscoa e assim por diante.
  3. Produtos de destino: São produtos que atraem os clientes como bebidas, sanduíches, gelo e coisas assim. Produtos específicos que você não encontra em qualquer lugar ou a qualquer hora.
  4. Produtos de conveniência: São produtos que nos fazem levar por impulso. São os chocolates, as batatas fritas e salgadinhos, por exemplo.

Organização dos produtos

A arrumação da sua loja pode fazer toda a diferença, inclusive altera diretamente na lista de compras de sua loja de conveniência.

Por exemplo:

Na entrada seria fundamental manter os produtos sazonais . E já próximo ao caixa precisam estar os produtos comprados por impulso. No meio poderiam vir os produtos de rotina e ao fundo da loja fazendo o cliente passar por toda a loja de conveniência até acha-lo poderiam vir os produtos de destino.

Trabalhando essa organização irá estimular a compra de seus produtos e dará uma boa diferença no caixa ao fim do mês. Não esqueça da organização e limpeza do local.

Material humano

Na gestão de empreendimentos com sua loja de conveniência a qualificação do capital humano ainda continua sendo muito bem vista e requisitada. Portanto invista em qualificação e motivação para seus colaboradores.

Uma vez que o bom atendimento é a alma do negócio, se o cliente for mal atendido provavelmente ele não irá voltar ao seu estabelecimento. Você necessitará de colaboradores de confiança, isso influencia diretamente no seu controle financeiro e de estoque.

Concluímos

Como vimos o ramo de lojas de conveniência está em ascensão e crescimento, vale analisar e planejar muito bem possíveis gastos para iniciar o investimento. Pense em todos os quesitos e na divulgação de seu empreendimento.

Faça que seu consumidor precise e se fidelize a sua loja, assim sua conveniência só irá crescer e expandir. Ou seja: a simples lei da oferta e da procura, que é no que se baseia principalmente uma loja de conveniência, um dos pontos comerciais mais lucrativos e ligados ao comércio de itens de consumo rápido.

 

Leia também:

 

Loja de conveniência: obtenha sucesso com 7 dicas was last modified: janeiro 25th, 2019 by stefani kufner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *