Fluxo de caixa e balanço mensal: Ferramentas essenciais para o sucesso

Luan SantosGestão

fluxo de caixa

Muitas ferramentas são importantes na manutenção de uma empresa, mas poucas são tão essenciais para o sucesso financeiro de qualquer empreendimento quanto o fluxo de caixa e o balanço mensal.

Através dessas duas ferramentas simples, um gestor consegue controlar a movimentação financeira e trabalhar sua empresa da maneira mais eficiente possível. E uma gestão eficiente é muito importante para empreendimentos que buscam o sucesso.

O fluxo de caixa

Para começar um controle financeiro com qualidade, o fluxo de caixa é a chave. Para executá-lo é simples: O gestor deve marcar as entradas e saídas financeiras – cada gasto e cada lucro – e discriminar o que é cada um.

Dessa forma, o fluxo de caixa é uma ferramenta dinâmica, que vai mudando de acordo com o movimento da empresa, e que consegue exibir a saúde financeira de um empreendimento ao longo do tempo, de forma detalhada.

O balanço mensal

Diferente do fluxo de caixa, que é dinâmico, o balanço mensal é mais estável. Ao fim de um mês, o gestor deve agrupar todos os gastos e todos os rendimentos, em uma tabela mais genérica, que não discrimina o que é cada um, só deixa claro a quantidade de dinheiro que foi movimentado no período.  Assim o gestor poderá saber se em determinado mês obteve lucro ou prejuízo.

A relação entre as ferramentas

Apesar de possuírem algumas diferenças, as duas ferramentas são essenciais e precisam ser trabalhadas em conjunto. O fluxo de caixa permite que o gestor veja o passo a passo da vida financeira de sua empresa, mas sem um balanço mensal, o gestor acaba desprovido de uma noção de como esses detalhes afetam a saúde financeira no longo prazo. Já o balanço mensal permite essa visão geral, mas se for feito sem um fluxo de caixa de qualidade, o gestor não poderá saber os detalhes de seu movimento financeiro.

Por isso, o uso conjunto das duas ferramentas abre portas para um controle financeiro apurado, no qual o gestor pode avaliar a saúde financeira de sua empresa e até prever ou preparar parte do futuro pelo qual ela vai passar.

Simplificando o trabalho

O fluxo de caixa e o balanço mensal não são ferramentas difíceis. No entanto, elas tomam tempo e precisam de bastante atenção. Sabendo que o gestor precisa dedicar tanto seu tempo quanto sua atenção também a outras atividades, o Sisagil preparou uma forma de simplificar esse trabalho.

O sistema de gestão Sisagil permite ao gestor a execução dessas duas atividades de um jeito ágil e intuitivo, que se faz quase sozinho. Isso permite uma gestão financeira de qualidade para pavimentar o caminho para o sucesso. 

Fluxo de caixa e balanço mensal: Ferramentas essenciais para o sucesso was last modified: maio 21st, 2018 by Luan Santos