5 Dicas para fazer seu controle de estoque com eficiência

Luan SantosEstoque

controle de estoque eficiente

Para sua empresa permanecer sempre como um negócio lucrativo, é preciso deixar seu trabalho cada vez mais eficiente. Uma das ferramentas mais essenciais para isso é o controle de estoque.

A falta de um controle de estoque, ou mesmo um controle ineficiente, podem fazer seu empreendimento perder vendas, ficar com imagem prejudicada no mercado ou até “esquecer” produtos no estoque até que passem sua data de validade, sejam danificados ou fiquem ultrapassados.

Por outro lado, um estoque bem organizado oferece agilidade, simplifica todo o trabalho e reduz custos, porque um produto estocado e esquecido é dinheiro parado e ainda ocupa espaço físico da sua empresa.

Por isso, vale lembrar dessas 5 dicas para garantir um bom controle de estoque no seu negócio.

1 – Contabilize seu inventário

É essencial que você saiba quais e quantos produtos existem no seu estoque. Periodicamente escale funcionários para contar os produtos e montar relatórios de estoque. Assim você estará sempre consciente do que está sobrando e o que está faltando. Isso ajuda a programar suas compras e organizar o espaço físico.

2 – Tenha um funcionário responsável pelo estoque

Como empresário, você dificilmente terá tempo para estar ligado no seu estoque diariamente. Por isso, é essencial que um funcionário seja responsabilizado por esse setor. Caso não seja possível contratar alguém só para isso, passe a responsabilidade para algum funcionário confiável que não esteja sobrecarregado. Assim, você só precisará acompanhar seu trabalho.

3 – Planejar suas compras

É impossível ter um estoque organizado se você não pensar no seu espaço na hora de fazer compras. Só compre o que for possível guardar e valha a pena ter em estoque. Para se decidir, baseie-se no histórico de movimentação dos seus produtos e evite comprar por impulso.

4 – Organize o espaço físico de forma inteligente

Antes de iniciar a organização física do seu estoque, faça um planejamento. Já pense antes o lugar adequado para cada produto, mantenha produtos semelhantes perto uns dos outros, deixe mais acessíveis os itens que têm mais movimentação e cuide de manter um visual ordeiro no seu estoque. Isso vai agilizar todo seu trabalho – desde a organização até a venda – e ainda vai deixar o ambiente mais agradável para trabalhar.

5 – Possua um sistema de gestão que te ajude na organização

O controle de estoque é algo complexo e que dá trabalho. Mas toda essa complexidade pode ser simplificada através de um sistema de gestão eficiente, que ofereça opções de controle que ajudem a organizar o estoque, como o Sisagil, que além de tudo isso ainda possui inúmeros relatórios, que podem ser uma mão na roda na hora de organizar o seu estoque.

Saiba mais sobre outras ferramentas de gestão, como o balanço de caixa e a gestão financeira através do nosso blog.

5 Dicas para fazer seu controle de estoque com eficiência was last modified: maio 21st, 2018 by Luan Santos