Dicas para abrir um supermercado de sucesso

stefani kufnerDicas, Gestão0 Comments

Dicas para abrir um supermercado de sucesso

Se você deseja investir em abrir um supermercado, saiba que esse segmento está crescendo mais a cada dia, e para se manter ativo é necessário constante atualização. Deste modo é necessário muita dedicação e comprometimento.

Com o interesse em abrir um supermercado, uma das muitas coisas a se pensar é o investimento ainda mais com a diversidade de produtos. Porém não adiantará grandes investimentos se não for muito bem planejado e executado.

Nós do Sisagil vamos explicar como constituir um planejamento de negócio que é a principal estratégia para se diferenciar dos demais concorrentes.

Vale a pena abrir um supermercado?

Abrir um supermercado requer muita determinação, organização e planejamento. Você necessariamente vai precisar de colaboradores e isso precisa ser levado em conta nas despesas do seu negócio. E dependendo do tamanho de seu empreendimento, o tamanho de sua equipe mudará. É preciso se atentar ás necessidades de ter caixas, frente de caixa e repositores.

Também é necessário pensar na limpeza do seu supermercado: corredores, prateleiras e banheiros. Pode não parecer, mas conta muito para a fidelização dos seus clientes. Pare e reflita se você frequenta lugares sem manutenção ou sujos, ainda mais falando em venda de alimentos.

A pergunta que você deve estar se fazendo é: ”Dá dinheiro?” E a resposta é ”sim”. A maior parte do lucro deve vir das seções como o açougue, leite e derivados, padaria e embutidos. Contudo é preciso tomar cuidado com os produtos que necessitam estar frescos, para que não haja muita perda. Outro detalhe são os preços, que podem variar diariamente. Para atrair mais e mais pessoas, deve oferecer produtos de boa qualidade com o preço mais atrativo possível.

Planejamento estratégico para seu supermercado?

Esse ramo se torna mais atrativo a cada dia, e podemos encontrar desde grandes cadeias de supermercados como também pequenos comércios varejistas independentes, formados na maioria por empreendimentos familiares. A concorrência é acirrada em ambas.

Entretanto à medida que uma empresa cresce em tamanho, ganha complexidade e se torna necessário planejar as tomadas de decisões e ações, que devem ser tomadas dia a dia. Coletar as informações e dados de forma apropriada em seu supermercado irá auxiliar nessa tomada de decisões e para que sejam mais precisas.

É de extrema importância que você tenha tudo organizado, todos os custos inicias e contas mensais (aluguel, água, luz…). Reflita em ter um sistema de gestão que facilita a sua vida com entrada de notas e cupom fiscal, controle financeiro, relatórios e claro um PDV desktop que não deixará você na mão se caso ficar sem internet.

Capacite seus colaboradores

Um estudo realizado pela consultoria Shopper Experience diz que 83% dos consumidores reclamam da frieza no atendimento nos supermercados. Até mesmo estariam dispostos a pagar mais pelo bom atendimento. Apenas um sorriso e uma cordialidade, principalmente a frente de caixa.

Portanto priorize o bom atendimento. Passe a seus colaboradores a política de seu supermercado, para que atendam seus clientes com educação e cortesia. Esse serviço será um dos responsáveis pelos seus clientes voltarem ao seu supermercado e possivelmente serem fidelizados ao seu estabelecimento.

Sem dúvidas na hora da contratação você vai pensar na qualificação de seus colaboradores, porém não pare por aí, é necessário se reinventar. Ofereça cursos de qualificação para que seu supermercado sempre esteja se inovando e oferecendo serviços de qualidade.

Concluindo

Concluímos que os supermercados estão com uma concorrência cada vez maior, e empreender nessa área não é fácil, porém não é impossível. Com uma ferramenta certa que lhe dê segurança e agilidade, você tem a gestão de seu negócio muito mais prática. Além disso, na hora que você for abrir o seu supermercado pesquise, avalie e planeje. Busque sempre saber mais sobre a área a empreender e se mantenha em constante renovação.

 

Leia também:

Dicas para abrir um supermercado de sucesso was last modified: outubro 8th, 2018 by stefani kufner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *