Se você deseja investir em abrir um supermercado, saiba que esse segmento está crescendo mais a cada dia, e para se manter ativo é necessário constante atualização. Deste modo é necessário muita dedicação e comprometimento.
Com o interesse em abrir um supermercado, uma das muitas coisas a se pensar é o investimento ainda mais com a diversidade de produtos. Porém não adiantará grandes investimentos se não for muito bem planejado e executado.
Nós do Sisagil vamos explicar como constituir um planejamento de negócio que é a principal estratégia para se diferenciar dos demais concorrentes.
Vale a pena abrir um supermercado?
Abrir um supermercado requer muita determinação, organização e planejamento. Você necessariamente vai precisar de colaboradores e isso precisa ser levado em conta nas despesas do seu negócio. E dependendo do tamanho de seu empreendimento, o tamanho de sua equipe mudará. É preciso se atentar ás necessidades de ter caixas, frente de caixa e repositores.
Também é necessário pensar na limpeza do seu supermercado: corredores, prateleiras e banheiros. Pode não parecer, mas conta muito para a fidelização dos seus clientes. Pare e reflita se você frequenta lugares sem manutenção ou sujos, ainda mais falando em venda de alimentos.
A pergunta que você deve estar se fazendo é: ”Dá dinheiro?” E a resposta é ”sim”. A maior parte do lucro deve vir das seções como o açougue, leite e derivados, padaria e embutidos. Contudo é preciso tomar cuidado com os produtos que necessitam estar frescos, para que não haja muita perda. Outro detalhe são os preços, que podem variar diariamente. Para atrair mais e mais pessoas, deve oferecer produtos de boa qualidade com o preço mais atrativo possível.
Planejamento estratégico para seu supermercado?
Esse ramo se torna mais atrativo a cada dia, e podemos encontrar desde grandes cadeias de supermercados como também pequenos comércios varejistas independentes, formados na maioria por empreendimentos familiares. A concorrência é acirrada em ambas.
Entretanto à medida que uma empresa cresce em tamanho, ganha complexidade e se torna necessário planejar as tomadas de decisões e ações, que devem ser tomadas dia a dia. Coletar as informações e dados de forma apropriada em seu supermercado irá auxiliar nessa tomada de decisões e para que sejam mais precisas.
É de extrema importância que você tenha tudo organizado, todos os custos inicias e contas mensais (aluguel, água, luz…). Reflita em ter um sistema de gestão que facilita a sua vida com entrada de notas e cupom fiscal, controle financeiro, relatórios e claro um PDV desktop que não deixará você na mão se caso ficar sem internet.
Capacite seus colaboradores
Um estudo realizado pela consultoria Shopper Experience diz que 83% dos consumidores reclamam da frieza no atendimento nos supermercados. Até mesmo estariam dispostos a pagar mais pelo bom atendimento. Apenas um sorriso e uma cordialidade, principalmente a frente de caixa.
Portanto priorize o bom atendimento. Passe a seus colaboradores a política de seu supermercado, para que atendam seus clientes com educação e cortesia. Esse serviço será um dos responsáveis pelos seus clientes voltarem ao seu supermercado e possivelmente serem fidelizados ao seu estabelecimento.
Sem dúvidas na hora da contratação você vai pensar na qualificação de seus colaboradores, porém não pare por aí, é necessário se reinventar. Ofereça cursos de qualificação para que seu supermercado sempre esteja se inovando e oferecendo serviços de qualidade.
Concluindo
Concluímos que os supermercados estão com uma concorrência cada vez maior, e empreender nessa área não é fácil, porém não é impossível. Com uma ferramenta certa que lhe dê segurança e agilidade, você tem a gestão de seu negócio muito mais prática. Além disso, na hora que você for abrir o seu supermercado pesquise, avalie e planeje. Busque sempre saber mais sobre a área a empreender e se mantenha em constante renovação.
Leia também: