Entrevista de emprego: 6 dicas para mandar bem

Willian GalvãoRH0 Comments

entrevista de emprego

Uma nova percepção nos é implementada quando falamos em fazer parte de uma equipe de trabalho. Necessitamos de produtividade e engajamento, isso é primordial para passar pela equipe avaliativa na entrevista de emprego. De toda a preparação ao processo seletivo.

Um processo seletivo começa com o interesse do gestor pelo currículo enviado pelo candidato para a vaga oferecida pela empresa. Quando há mais que um candidato serão feitas etapas para afunilar assim os melhores até a contratação.

A entrevista de emprego vista por muitos como algo assustador e até mesmo amedrontador é a principal forma de seleção das empresas para a grande maioria das vagas.

Confira 6 dicas para aumentar a chance se ser você o mais novo contratado:

1 – Planeje-se

Normalmente as entrevistas de emprego são agendadas, então se programe, planeje-se. Portanto, se ainda não possui habilidades com comunicação, mesmo que pareça um ”mico”, treine com um conhecido ou até mesmo na frente de um espelho e desenvolva-se. Pois mais cedo ou mais tarde irá necessitar.

2 – Pontualidade na sua entrevista de emprego

Algo muito cobrado quando viramos um dos colaboradores da empresa. Logo, antes mesmo de se atrasar, chegue em torno de 20 minutos antes para ir se preparando.

Use esses minutos de antecedência de sua entrevista de emprego para se acalmar, respirar, relembrar seus objetivos e o que espera desse novo emprego. Mais importante não vá muito mais mais cedo, porque provavelmente não irão lhe atender antes e isso só vai causar mais nervosismo e dispersão.

3 – Controle a ansiedade

Para muitas pessoas a ansiedade é assídua.  Além disso, pode prejudicar muito na hora da entrevista de emprego, então comece com antecedência respirando fundo levando fluxo de ar ao cérebro para que você relembre tudo o que se preparou.

Quando você controla a ansiedade, consegue passar mais segurança e credibilidade.

4 – Fale de si mesmo

Um ponto importante da entrevista de emprego necessariamente é passar ao entrevistador quem você é, sem expor sua vida pessoal demais e sim a sua vida profissional, sua carreira, suas projeções e seu potencial.

Resultados e conquistas em empresas precedentes é um assunto a ser explorado na entrevista.

5 – Entrevista de emprego não é lugar de mentir

De nada adianta se preparar, muito menos estar calmo se você for mentir. Isso desde as informações do seu currículo e principalmente o que for falar na sua entrevista de emprego. Pois se não perceberem que está mentindo e lhe contratarem, irão descobrir a verdade mais tarde quando começarem as cobranças e as necessidades de tais habilidades.

Seja claro com suas experiências, habilidades, expectativas e objetivos de carreira.

6 – Cuide de suas redes sociais

Se você está nas mídias sociais, por mais que proteja sua privacidade, pode ter a certeza que quem está avaliando a entrevista de emprego vai dar uma ”espiada” no que você anda fazendo. Pequenos cuidados nas mídias pessoais podem fazer você ser o escolhido dentre muitos candidatos com um currículo considerado bom.

Concluindo

Tenha em mente que em sua entrevista de emprego você será avaliado na forma de agir, como está se portando e nas suas ações. Além disso, lembre-se que não está indo para um parque, vista-se adequadamente conforme o segmento de trabalho exige.

O avaliador vai levar em consideração todas as suas respostas, inclusive se batem com as descritas no currículo, avaliando se tem as capacidades e habilidades necessárias para a vaga ofertada. Seguindo as dicas tende a ter maior êxito em sua entrevista de emprego e possivelmente ser o próximo contratado da empresa.

Leia também:

Entrevista de emprego: 6 dicas para mandar bem was last modified: setembro 18th, 2018 by Willian Galvão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *