Controle de estoque: A real importância para seu supermercado

stefani kufnerEstoque, Gestão, Supermercado0 Comments

controle de estoque

Perante a concorrência é necessário deixar seu trabalho cada vez mais eficiente, para isso uma das ferramentas mais essenciais é o controle de estoque. Entretanto, o mercado se encontra cada vez mais competitivo e é necessário se renovar para se manter ativo, e atrair cada vez mais clientes principalmente nos supermercados.

A eficiência operacional faz com que erros deixem de acontecer principalmente em lugares que necessitam de maior cuidado com o controle de estoque do seu supermercado, que é base do sucesso da sua gestão.

Erros na gestão que podem ser evitados

Entre todos os erros na gestão que um supermercado pode cometer, basicamente os principais estão relacionados ao controle de estoque, e podem ser evitados ou minimizados. Essa desorganização têm origem muitas vezes na falta de controle das mercadorias. O acúmulo de problemas, por menores que eles sejam, podem levar a perda no faturamento.

Evite assim deixar de fazer inventário periódico, é necessário adicionar esses números ao sistema para que os responsáveis pelas compras possam definir se as quantidades estão corretas ou se há a necessidade de fazer adequações. Una os dois principais setores do seu empreendimento, o de compras e o de estoque, assim você irá minimizar erros e auxiliará no gerenciamento do seu estoque.

Como funciona o controle de estoque nos supermercados?

Em supermercados o controle de estoque está relacionado ao controle de produtos que deverão ser vendidos pela loja. A falta de um controle de estoque ou mesmo um controle ineficiente, podem fazer seu empreendimento perder vendas, ficar com imagem prejudicada no mercado ou até esquecer produtos no estoque até que passem da sua data de validade, sejam danificados ou fiquem ultrapassados.

Por outro lado, com um controle de estoque bem organizado oferece agilidade, simplifica todo o trabalho e reduz custos para o seu supermercado, porque um produto estocado e esquecido é dinheiro parado e ainda ocupa espaço físico da sua empresa.

Torne a gestão de estoque mais eficiente

Vemos muitas formas de gerenciar o estoque, mas se está buscando eficiência conte com uma ferramenta que lhe auxilie a fazer esse controle, um sistema de gestão que lhe auxilie a organizar, que além disso possui relatórios, que será uma mão na roda na hora de fazer o seu controle de estoque.

Por meio do sistema de gestão para supermercados, você terá controle de todas as operações realizadas com os produtos. Isso envolve entradas e saídas, movimentação de estoque, trocas e devoluções. É necessário separar cada uma dessas situações para evitar que aconteçam possíveis “furos”.

Tenha mais economia

A economia gerada por uma boa gestão de estoque em seu supermercado é vista na redução de custos e aumento da produtividade.

O controle de estoque por meio de um sistema de gestão faz com que o supermercadista ganhe também poder de negociação durante o processo de compras, sabendo de todas as informações sobre o estoque, ele consegue negociar melhor com seu fornecedor, conseguindo melhores condições como prazos, produtos, e principalmente preços.

Controles periódicos

Os controles  periódicos chamados também de balanços de mercadorias. São atividades de identificação e classificação de todos os produtos que seu supermercado possui, que devem ser realizadas de tempos em tempos, mostrando um panorama geral do estoque. Podendo achar possível furos, e compreender principais causas de problemas.

Ao realizar um controle periódico, o supermercado está mais que contando o que possui. Está na verdade, elevando o controle dos estoques a um nível mais estratégico, o que facilita o processo de compras, bem como ajuda a reduzir perdas e rupturas. Em uma visão mais holística, evita desperdício e melhora os resultados financeiros.

Concluindo

Vimos que os supermercados tem como peculiaridade os grandes estoques, e possuem não apenas quantidade como diversidade de produtos. Portanto fazer o controle de estoque é uma tarefa árdua, que necessita de muito esforço, determinação e paciência.

Além disso é necessário algumas medidas, como contar com uma equipe de estoquistas de confiança, fazer entradas e saídas de notas, como também as devoluções. Todas essas atividades ficaram mais simples no seu dia a dia contando com um sistema de gestão para supermercados, que possua toda a parte de gerenciamento online, controle de estoque e relatórios.

Em resumo, você possuindo em total controle de estoque no seu supermercado poderá planejar melhor as compras e assim economizar, sabendo realmente o que é necessário comprar com os seus fornecedores.

Controle de estoque: A real importância para seu supermercado was last modified: janeiro 25th, 2019 by stefani kufner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *